Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Programação Normal

16:01 às 20:00

ESTADO EM ALERTA CONTRA CHIKUNGUNYA

Minas Gerais tem 70% dos casos prováveis de chikungunya do Brasil. Dos 31.237 registros investigados no país, 23.628 estão no estado. O último boletim epidemiológico sobre arbovirores urbanas divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, até esta quinta-feira (15),  apontou que, até a última semana, Minas Gerais havia confirmado 15.727 casos. Uma morte foi confirmada e outras 16 estão sob investigação.

 

Veja abaixo os estados com maior incidência de chikungunya no Brasil

    Minas Gerais: 110

    Mato Grosso do Sul: 23

    Mato Grosso: 22,6

    Goiás: 20,2

    Espírito Santo: 19,3

 

Febre chikungunya

A chikungunya é uma doença causada por um vírus, com um conjunto de sintomas similares ao da dengue. A transmissão da doença ocorre por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. O início dos sintomas pode levar de dois a dez dias.

Os principais sintomas da chikungunya são: febre acima de 38,5 graus, de início repentino; dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos; dor de cabeça; dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

 

Diagnóstico

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico da chikungunya é clínico e feito por um médico. Todos os exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de confirmação da doença a notificação deve ser feita ao Ministério da Saúde em até 24 horas.

 

Tratamento

O tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas. Até o momento, não há tratamento antiviral específico para chikungunya, ainda de acordo com o Ministério da Saúde.

A terapia utilizada é analgesia e suporte. É necessário estimular a hidratação oral dos pacientes e a escolha dos medicamentos devem ser realizadas após a avaliação do paciente, com aplicação de escalas de dor apropriadas para cada idade e fase da doença.

 

Dengue

Com relação à dengue, há 181.645 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados).

Desse total, 62.872 foram confirmados, além de 18 mortes. Cem estão sendo investigadas.

 

Zika

Quanto ao vírus zika, foram registrados 22 casos prováveis e um foi confirmado.

Não há mortes confirmadas ou em investigação no estado.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal G1