Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

VOLTA ÀS AULAS DEPOIS DO CARNAVAL

A semana pós carnaval começa com operarão especial de volta às aulas em Belo Horizonte.  Ações de monitoramento, de fiscalização e de educação serão feitas pela Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS, Guarda Civil e Polícia Militar. O objetivo é orientar alunos, pais, responsáveis e motoristas quanto aos cuidados que devem ser tomados no período de retorno das atividades escolares. Nesta segunda-feira (19) a operação Volta às Aulas da BHTRANS será realizada no Colégio Santo Agostinho (Avenida Amazonas, 1803, Santo Agostinho) às 7h e às 11h20.

Confira mais detalhes da operação especial

O assessor de operações da BHTRANS, Márcio Pacheco, destaca que o objetivo dessas ações é conscientizar pais, crianças, alunos, transportadores escolares e demais usuários da via a respeitarem as leis de trânsito. “Semestralmente voltamos à porta das escolas com a operação volta às aulas relembrando a todos sobre o cuidado permanente que temos que ter nas vias em que há escolas. Seja reduzindo a velocidade, dando preferência na travessia dos alunos e evitando a fila-dupla. Esse trabalho se repete todos os anos e busca ampliar a segurança e a fluidez nesses locais.O respeito mútuo, motoristas e pedestres, é a lição fundamental que devemos compartilhar com os alunos ao levá-los à escola e, isso pode começar com o trânsito”, salientou Márcio Pacheco.

 

Confira algumas dicas importantes para a volta às aulas:

 

Na porta da escola

-Nunca pare ou estacione em fila dupla ou nas faixas de pedestre.

-Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos.

- Atravesse sempre na faixa de pedestre.

- Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua. Desembarque sempre pelo lado da calçada. Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes.

- Deixe o material escolar de forma mais acessível para a hora do desembarque.

 

No trânsito

- Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo.

- Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares.

- No carro, use sempre o cinto. Use o cinto de segurança corretamente: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço.

- Crianças menores de 10 anos devem viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.

 

Transporte escolar

Uma van do transporte escolar com 12 crianças pode representar até 11 veículos particulares a menos próximo à escola. Isso alivia o trânsito, principalmente nos horários de pico.

 

É preciso observar alguns fatores importantes na contratação do serviço:

- Motoristas do Transporte Escolar devem portar o Registro de Condutor (crachá de identificação) da BHTrans e a Autorização de Tráfego;

- Confirme se o serviço oferece um acompanhante (ou monitor). A presença desse profissional é obrigatória para veículos com capacidade superior a 20 lugares.

- Se o serviço possuir um acompanhante, ele também deve estar cadastrado e possuir o Registro de Acompanhante.

- É obrigatório que o prestador de serviço de transporte escolar firme um contrato com os pais ou responsáveis pela criança.

- Exija que os veículos tenham cadeirinha para transporte de crianças com até quatro anos de idade.

- Certifique-se de que o veículo tenha o cinto de segurança nos bancos e que esteja em bom estado de conservação e funcionamento. O cinto é fundamental para proteger o seu filho em caso de acidentes. É importante lembrar também que a legislação não permite que crianças sejam transportadas no colo.

 

Essas outras dicas para contratação do serviço de transporte escolar estão disponíveis no Portal da Prefeitura.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal PBH