Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

ESTADO DE GREVE NO METRÔ

Os metroviários de Belo Horizonte entraram em estado de greve nesta quinta-feira (1). Isso significa que a categoria pode paralisar as atividades a qualquer momento. Os profissionais não descartam cruzar os braços durante o Carnaval. A categoria alega que diante da estimativa de 5,5 milhões de foliões para o carnaval, o efetivo é insuficiente para atender à demanda com qualidade e segurança. Uma nova assembleia está marcada para a próxima quarta-feira (7), às 5 e meia da tarde, na estação Central.

Segundo o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), os motivos são a falta de empregados para operar, de equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para o pessoal da segurança, a ausência de um plano de prevenção de riscos e dificuldades na oferta de trens e viagens e com o cumprimento do horário de funcionamento.

Além da discussão sobre a greve, na assembleia desta quinta os metroviários também discutiram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para 2024 e 2025. Entre as pautas, estavam a recomposição inflacionária no salário e nos benefícios e a manutenção dos direitos das mulheres, como licença maternidade de 180 dias e licença amamentação de dois anos.

 

Por Jardel Gama