Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Balada Sertaneja

20:01 às 23:59

PRIMEIRAS DOSES DA QDENGA

Belo Horizonte, Betim e Contagem, na Região Metropolitana, estão entre as cidades que vão receber os primeiros lotes da vacina contra a dengue em Minas Gerais. Sem imunizantes suficientes para enviar a todas as prefeituras, o Estado irá priorizar os municípios com mais casos da doença confirmados. A lista ainda não foi informada, mas atualmente 156 localidades estão com a incidência "alta ou muito alta". Minas enfrenta um "período endêmico" das arboviroses - doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Pelo 600 cidades mineiras registraram casos de dengue em janeiro. Já são 11,4 mil doentes, com um óbito.

As primeiras doses da Qdenga serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. E a expectativa é que a campanha comece em fevereiro. O imunizante, produzido pelo laboratório japonês Takeda, é recomendado para pessoas de 4 a 60 anos. Porém, ainda há restrições da farmacêutica para o fornecimento em larga escala.

Para ter o efeito desejado, a vacina deve ser administrada em duas doses, com intervalo de três meses. Todas as pessoas, mesmo aquelas que já tiveram dengue, poderão receber a vacina.