Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

ESTÁ QUASE

A cinco dias para a abertura oficial do Carnaval de 2024, previsto para o próximo sábado (27), a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nesta segunda-feira (22) o planejamento estratégico para comportar a população, bem como o funcionamento dos serviços de mobilidade, segurança e infraestrutura. A expectativa é que até o dia 18 de fevereiro cerca 5,5 milhões de foliões passem pela capital mineira.

Confira os detalhes:

Segurança

Para atender ao número recorde de blocos cadastrados neste ano (536), em seus 583 desfiles programados, a PBH conta com apoio de todo efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais, além de apoio de militares do interior, para cobrir a festa.

A Guarda Municipal também estará presente na segurança. Além do patrulhamento de todo o efetivo, uma equipe especial de 10 GM fluentes em inglês e espanhol estará disponível para o atendimento de estrangeiros.

Mobilidade 

Para a locomoção dos foliões e dos demais cidadãos que estiverem em Belo Horizonte, a prefeitura, por meio da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e da BHTrans, vão espalhar faixas indicativas sobre a fluidez do trânsito.

A área do hospital estará livre para circulação através da avenida do Contorno, que poderá ser acessada pela rua Maranhão, pelas avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto e Lima.

Haverá um acesso sinalizado para o entorno do Mineirão e no bairro São Tereza, onde há desfiles programados. 

No hipercentro, linhas de ônibus vão funcionar com rotas especiais, além de alterações nos horários, trajetos e pontos de embarque e desembarque. Esses locais serão sinalizados. Para auxiliar o usuário, a PBH disponibiliza informativos sobre as linhas dos ônibus pelos aplicativos: BHBUS+, Bus2, Cittamobi, Movit, SIUMOBILE e outros. 

O metrô também terá uma programação especial. 

Saúde

Para evitar a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), cerca de 1 milhão de preservativos devem ser distribuídos durante a folia. Além disso, foliões poderão fazer testes rápidos para diagnósticos de HIV, sífilis, hepatites B e C. 

Outro serviço que faz parte do escopo de ações da PBH para o Carnaval são os Postos Médicos Avançados (PMA´s), que vão funcionar 24 horas, desde às 19h do dia 9 de fevereiro às 7h, do dia 14. Eles estarão montados no Centro de Referência das Juventudes (rua Guaicurus, 50) e Upa Centro-Sul (rua Domingos Vieira, 488).

Limpeza

O serviço de limpeza urbana vai contar com 1.450 garis que farão a limpeza das ruas nos dias de folia, porém, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) lançou campanhas em que os foliões participem ajudando a reduzir os resíduos na cidade, como a Carnaval é na Lata, que proíbe o uso de vidros na festa, e outra de conscientização para que foliões não urinem nas ruas.

Todos os blocos receberão banheiros espalhados ao longo do percurso, ao todo, 13,2 unidades, sendo 282 deles para atendimento de pessoas com deficiência. Além disso, a PBH vai disponibilizar quase 100 pontos fixos de banheiros pela cidade.  

Zap da folia

A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo R$ 35 milhões no Carnaval de 2024, e estima que este será o maior dos últimos anos. Uma das novidades anunciadas pela administração pública é o canal de comunicação com o folião por meio do aplicativo WhatsApp. O número (31) 988661-2416 ficará disponível entre 27 de janeiro e 19 de fevereiro (período oficial da folia) para dar informações sobre horários de blocos, transporte público, banheiros químicos e outros serviços.