Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Programação Normal

16:01 às 20:00

NOTAS DO ENEM DIVULGADAS

O Ministério da Educação divulga nesta terça-feira (16) as notas do Enem, aplicado em novembro. O resultado pode ser acessado pela "Página do Participante” com o login único da plataforma gov.br. Na sequência, entre os dias 22 e 25 de janeiro — ou seja, de segunda a quinta-feira da próxima semana —, o MEC abre as inscrições para o Sisu, que vai disponibilizar 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país a partir dos resultados do Enem 2023.

As informações sobre o Sisu são obtidas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que também usa a plataforma gov.br. Ao contrário de anos anteriores, haverá uma única etapa de inscrição, que valerá para cursos com início no primeiro ou no segundo semestre. O resultado está previsto para 30 de janeiro, mas o candidato em lista de espera pode ser convocado mais à frente.

No mesmo portal, além das postulações via Sisu, também será possível tentar vagas, com as notas do Enem 2023, em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições, que podem assegurar bolsas de 50% a 100%, irão de 22 a 25 de fevereiro.

Depois, a página permitirá ainda pleitear o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursar universidades particulares, mas o calendário não foi divulgado pelo MEC até o momento.

 

Perdeu a senha?

Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la: basta visitar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “avançar”. Em seguida, é necessário escolher a opção “esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

 

Como as notas do Enem 2023 são divididas?

As notas são divididas em cinco competências: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. O resultado final, porém, não corresponde necessariamente ao percentual de acertos, uma vez que o Enem é corrigido através da Teoria de Resposta do Item (TRI), que define a dificuldade das perguntas de acordo com o desempenho dos alunos e confere pesos diferentes a elas. Além disso, cada instituição ou curso superior pode especificar os próprios critérios de relevância entre as competências ao definir a classificação do Sisu.

Embora as notas de redação sejam liberadas junto das restantes, o espelho da prova, que permite ao aluno saber onde perdeu pontos na produção do texto, só será disponibilizado após 90 dias. O MEC informa, contudo, que as redações são corrigidas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência: domínio da escrita formal, compreensão do tema, coesão, argumentação e respeito aos direitos humanos. A avaliação da redação, assim como nas outras quatro áreas de conhecimento, pode chegar a 1.000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero, como fuga do tema e desrespeito à seriedade do exame, entre outros.