Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

MINAS LIDERA CRESCIMENTO DO TURISMO NO BRASIL

Minas Gerais é líder de crescimento do turismo no Brasil. Com 31 milhões de turistas recebidos em 2023, o estado ocupou o primeiro lugar no ranking divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que leva em consideração os últimos 12 meses.

A atividade turística movimentou cerca de R$34 bilhões no estado em 2023 e criou aproximadamente 50 mil empregos na economia da criatividade, número que corresponde a 26% de todos os 187.866 postos de trabalho gerados até novembro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), colocando o segmento como o principal gerador de empregos no estado. Muitos desses novos empregos estão no interior, que viu ampliar o número de atrativos turísticos.

Além de ficar em primeiro lugar no crescimento da atividade turística, Minas cresceu muito acima da média nacional durante todo o ano. O recorde aconteceu em abril, quando o estado registrou crescimento 720% acima do desempenho brasileiro.

O aumento do fluxo turístico impactou diretamente também a movimentação nos aeroportos mineiros. Em todo o Estado, foram lançadas 17 novas conexões, representando um crescimento de 20% na conectividade aérea de Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

(Fonte: agenciaminas.mg.gov.br)