Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

PASSAGEM METROPOLITANA MAIS CARA HOJE

Os preços das passagens dos ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão mais caras, desde a ZERO HORA desta terça-feira (9). Diante das decisões judiciais, o valor predominante da tarifa sobe de R$ 7,20 centavos para R$ 7,70. O aumento ocorre após a derrubada da liminar da última quinta-feira (4), que determina o retorno do preço antigo. Saiba, acessando agora o site radioliberdade.com.br.

A ação, movida por vereadores da capital mineira, deputados estaduais e federais, argumentava que o reajuste não era válido, uma vez que a “tarifa do serviço de transporte coletivo deve ser revista com periodicidade mínima anual”. De acordo com o Executivo Estadual, o reajuste anual é necessário para garantir a operacionalização do sistema e leva em consideração a inflação para o período, a atualização dos insumos de maior peso e a correção dos demais itens da planilha contratual de custos pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Estado diz também  que o aumento autorizado é quatro vezes menor do que o solicitado, de 29,13%, pelas empresas que operam o sistema. O sistema metropolitano de transporte coletivo por ônibus conta com 635 linhas em operação na RMBH e uma frota de 2.419 veículos, que fazem uma média mensal de 279.129 viagens. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram) afirmou que não vai comentar o aumento da passagem.

 

Por Jardel Gama

Com informações do portal Hoje em Dia