Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

SAQUE ANIVERSÁRIO 2024

Os trabalhadores nascidos em janeiro que optarem pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem fazer o resgate da cota de 2024 a partir dessa terça-feira (02/01).   Os valores ficam disponíveis para saque até o dia 29 de março. Caso o dinheiro não seja retirado nesse prazo, volta para a conta do FGTS em nome do trabalhador.

A adesão ao saque-aniversário é voluntária e pode ser feita nas agências da Caixa ou pelo aplicativo oficial do FGTS. Confira abaixo o calendário completo de pagamento:

Criada em 2019 e em vigor desde 2020, a modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário. Em troca, o trabalhador não poderá sacar o valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, apenas a multa rescisória. O governo pretende mudar essa regra, até março, e permitir o saque do saldo total da conta nas demissões sem justa causa, como ocorre com quem não aderiu ao saque-aniversário.

A qualquer momento, o trabalhador pode desistir do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional, que só permite a retirada em casos especiais, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave ou compra de imóveis. A decisão, porém, exige cuidado. Ao voltar para o saque tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for dispensado, receberá apenas a multa de 40%. Confira abaixo os valores que podem ser resgatados: