Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

DE OLHO

Começaram a funcionar nesta quarta-feira (20) 462 novas câmeras equipadas com inteligência artificial que vão monitorar as ruas da Região Central de Belo Horizonte 24h por dia. Com a instalação dos equipamentos a expectativa é inibir e reduzir a criminalidade, além de depredação dos espaços públicos, limpeza e outros problemas de ordem urbana.

O projeto de videomonitoramento inteligente faz parte do programa “Centro de Todo Mundo”, da prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal. As imagens são registradas 24h por dia e enviadas para o Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH) e o 1º Batalhão da PM.

São 318 câmeras com recursos analíticos de inteligência artificial, capazes de identificar situações específicas e notificar os agentes do COP-BH. Segundo a PBH, a tecnologia melhora a efetividade e o tempo de resposta dos agentes de segurança. Além disso, 144 dispositivos são capazes de gravar em 360º, ampliando a capacidade de monitoramento da cidade, inclusive noturno. As câmeras foram instaladas em locais estratégicos, com histórico de mais crimes e outros problemas. 

Cerca de 1.200 câmeras deverão ser entregues até o fim de julho do próximo ano. Os equipamentos são uma modernização do programa “Olho Vivo”, que busca aumentar a sensação de segurança na cidade. A segunda fase da instalação dos dispositivos está prevista para o Carnaval, uma importante opção de recurso para a segurança da festa.