Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Show de Sucessos

12:01 às 14:00

ALERTA DE FURTOS DE CELULARES NESTE NATAL

Os furtos e roubos de celulares em Belo Horizonte disparam, diante da grande movimentação de pedestres neste último mês do ano.  Segundo a Polícia Militar (PM), a média é de três roubos ou furtos, a cada hora. As forças de segurança garantem que o patrulhamento foi reforçado devido ao Natal, mas alertam que contar com a ajuda da população pode “evitar situações de risco”.

 

Confira detalhes do alerta

O alerta contra os crimes é ainda maior nesta época do ano, quando a circulação de pedestres aumenta nos centros comerciais da cidade. Para especialistas em segurança, é preciso urgência para se combater a receptação dos aparelhos.

 

Fechando o cerco contra os criminosos

Mais de 21 mil pessoas prestaram queixa na polícia após ter os celulares levados por criminosos em Belo Horizonte, de janeiro a outubro deste ano. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os furtos representam mais de 70% dos casos. A Polícia Militar reforçou a patrulha nas ruas com a Operação de Natal, desde o mês passado. Mas, a corporação avalia que o combate demanda um trabalho conjunto com a população.

 

Mais ações das instituições de segurança

Por nota, a Guarda Municipal informou que devido ao aumento do número de pessoas circulando pelas ruas do Centro, iniciou a Operação Natal Seguro. “O objetivo principal é coibir a ação de criminosos que praticam furtos e roubos contra transeuntes, levando sobretudo os celulares das vítimas. A operação se estende até o final da primeira quinzena de janeiro, priorizando rondas feitas a pé pelos guardas municipais”.

Já a Polícia Civil afirma que segue com investigações de quadrilhas especializadas em receptação de aparelhos furtados ou roubados. A instituição também orienta as vítimas a prestar queixa, repassando todas as informações possíveis, como modelo do aparelho, número do telefone, número do IMEI e, caso disponível, a localização disponibilizada pelas contas registradas no sistema operacional do telefone. O registro de furto pode ser feito pela delegacia virtual, clicando neste link.