Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Esquenta Sertanejo

17:00 às 20:00

CONTAS DO GOOGLE DESATIVADAS

 

O Google começa a desativar, a partir desta sexta-feira (1), algumas contas antigas inativas. A exclusão inclui dados do Gmail, Google Fotos, Google Drive e todos os arquivos ligados ao e-mail de usuários com contas não utilizadas nos últimos dois anos. Segundo a Multinacional, o objetivo com a desativação é proteger os usuários de ameaças, como spam, phishing e hacking. Inicialmente, a ação deve eliminar as contas que foram criadas, mas nunca foram usadas.

 

Saiba como preservar uma conta Google inativa

 

O que faz uma conta do Google ser considerada inativa?

Segundo a Política de Contas do Google, uma conta é considerada inativa caso não tenha sido utilizada nos últimos dois anos. No entanto, essa política se aplica somente às contas pessoais, ou seja, contas de instituições de ensino, empresas ou outras organizações não serão excluídas. Vale ressaltar que, antes de remover uma conta inativa, o Google vai enviar diversas notificações por e-mail — tanto para a conta do Google quanto para o e-mail de recuperação — para alertar o usuário sobre a exclusão.

 

Por que o Google está deletando contas inativas?

De acordo com o Google, a exclusão de contas inativas e seus conteúdos é uma medida para proteger os usuários contra ameaças à segurança digital. Isso porque os perfis que não são usados têm maiores chances de receber spam, golpes por phishing ou roubo de dados, já que geralmente não seguem padrões de segurança atualizados. Segundo a empresa, essas contas inativas não são supervisionadas e usam senhas simples, antigas ou reutilizadas, além de não terem autenticação de dois fatores — por isso, estão mais suscetíveis a golpes e danos causados por pessoas mal-intencionadas.

 

Para salvar uma conta Google inativa, basta fazer alguma ação na plataforma, como:

    fazer login na conta;

    ler ou enviar um e-mail;

    usar o Google Drive;

    assistir a um vídeo do YouTube;

    baixar um app na Google Play Store;

    fazer uma pesquisa no Google;

    fazer login com o Google para entrar em um app ou serviço.

 

Além destas dicas, é importante lembrar que a atividade é considerada por cada conta, não por dispositivo. Assim, é possível fazer ações em qualquer aparelho conectado à Conta Google. Caso exista mais de uma conta no mesmo dispositivo, é preciso checar se cada uma delas foi utilizada nos últimos dois anos para evitar a exclusão.

 

Como salvar arquivos de uma conta Google inativa?

Os usuários que desejam salvar os arquivos de uma conta Google inativa antes que ela seja definitivamente excluída podem optar em usar o Google Takeout. Com o serviço, é possível exportar uma cópia do conteúdo da Conta Google para fazer backup ou usá-la em outros serviços, como OneDrive ou Dropbox. Além disso, o Google Takeout possibilita que o usuário escolha quais arquivos deseja salvar. É possível baixar todos os dados ou selecionar informações de serviços específicos, como Google Drive e Gmail.

 

Por Jardel Gama

Com informações de Google (1 e 2) e CBS News