Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Cabloco

05:01 às 07:00

INTERVALOS MAIORES NO METRÔ DA CAPITAL

O metrô de Belo Horizonte terá intervalos maiores neste fim de semana, por causa das obras de modernização da rede. Amanhã e no domingo, das 5h15 às 18h, o trecho entre Eldorado e Calafate vai operar com o intervalo entre as viagens de 30 minutos. Já o trecho entre Calafate e Vilarinho, permanece com o intervalo habitual aos fins de semana, de 15 minutos. Após as 18h, não haverá mais baldeação e o intervalo entre os trens passará a ser de 15 minutos, até o fechamento das estações, às 23h.

 

Mais detalhes

Os usuários que necessitarem passar entre os dois trechos deverão realizar baldeação - descer na Estação Calafate e aguardar o próximo trem para o sentido pretendido - na via oposta em que desembarcou. Na estação haverá banners indicando o local em que os usuários devem estar, assim como avisos sonoros nos trens e estações. Colaboradores do metrô também estarão no local para auxiliar os passageiros.

 

Sobre a modernização do sistema

Na via permanente, haverá a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via e dos lastros. A revitalização também prevê a troca de dormentes de concreto e de madeira e as respectivas fixações, entre outros processos.Os usuários do metrô vão sentir os grandes benefícios que esta revitalização trará, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional. Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a renovação prevê a trocas das chaves seccionadoras de energia, dos fios, dos postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.

 

Cronograma

Esta é primeira parte da revitalização da linha 1, que conta com a renovação tanto da via permanente, quanto da rede aérea do sistema. Até o final de março de 2024, estão previstas as intervenções do trecho entre as estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das estações Eldorado a Calafate para os serviços de via permanente. A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional.

A previsão, que consta no contrato de concessão, para a conclusão de revitalização no sistema de rede aérea entre as estações Eldorado e Vilarinho - Linha 1 é para março de 2026. Já para os serviços de via permanente, a conclusão está prevista para o mesmo trecho e deve ocorrer em março de 2027, mas a concessionária trabalha junto ao Governo do Estado para antecipar o cronograma.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal Hoje em Dia e da Metrô BH