Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Esquenta Sertanejo

17:00 às 20:00

MAIS ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO

Trinta e três novos ônibus com ar condicionado passam a fazer parte do transporte coletivo de Belo Horizonte, nos próximos dias. Segundo Prefeitura da Capital, a autorização para tráfego já está em elaboração. Com a renovação, 413 dos 420 novos ônibus previstos em lei até dezembro, já fazem parte da frota.

 

Fique sabendo a quantidade de viagens a mais por causa dos novos acréscimos

Até o final do ano, a operação de transporte coletivo vai ganhar 2.170 viagens em relação ao que era realizado até 2022. Com mais viagens principalmente nos horários de pico, a superlotação nos ônibus será reduzida.

 

Gratuidades

Já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde.

Há ainda o Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica, e o Auxílio de Transporte Escolar, que atende cerca de 6 mil estudantes do município com gratuidade nos ônibus.

Sobre a tarifa zero nas linhas de vilas e favelas, o Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, deve beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica. O objetivo é garantir o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

 

Aumento da Fiscalização

A Prefeitura de Belo Horizonte afirma que intensificou a fiscalização do transporte público. Neste ano, já houve 1.874 operações de fiscalizações e os ônibus foram inspecionados 20.309 vezes. Ainda de acordo com o Executivo Municipal, as equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fazem ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias, e também pelas câmeras do COP-BH.

“Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, por meio de monitoramento eletrônico. Quando são constatados atrasos e omissões e os critérios de confiabilidade e qualidade não são atendidos, os consórcios não recebem a remuneração complementar pela viagem.”, afirma a Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal PBH