Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Programação corrida

00:01 às 05:00

COMBATE A EVAZÃO ESCOLAR

Estudantes de baixa renda que estão no ensino médio vão receber um incentivo financeiro para permanecer na escola. Segundo o Governo Federal, a evasão no ensino médio chega a 16%. A Medida Provisória (MP) nº 1.198, de 27 de novembro de 2023, foi publicada nesta terça-feira (28/11) em edição extra do Diário Oficial da União e já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias para não perder a validade. Valores e formas de pagamento ainda serão definidos.

Estão aptos a receber o benefício os jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas de ensino e pertencentes a famílias inscritas no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, com prioridade àquelas que tenham renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218. A elegibilidade ao programa também poderá ser associada a critérios adicionais de vulnerabilidade social e idade.

Para ter acesso ao benefício, o aluno precisará ter frequência mínima, garantir a aprovação ao fim do ano letivo e fazer a matrícula no ano seguinte, quando for o caso.  A regra também exige participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles matriculados na última série do ensino médio, nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para a etapa do ensino médio. Caso os estudantes descumpram as condicionantes ou se desliguem do programa, os respectivos valores depositados em conta retornarão ao fundo.