Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

GRUPOS DO MINEIRO 2024 DEFINIDOS

A Federação Mineira de Futebol (FMF) sorteou os grupos da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2024, em reunião do arbitral nesta terça-feira (28) no Mineirão. A fórmula da competição estadual do próximo ano será a mesma de 2023.

 

Cabeças de chave

Serão três grupos, encabeçados por Atlético - atual campeão, América e Cruzeiro, com quatro equipes cada. Na primeira fase, os times enfrentam somente clubes de outra chave.

 

Semifinais

As semifinais serão disputadas pelos líderes de cada chave e pelo vice-líder de melhor campanha geral. Nos mata-matas, haverá jogos de ida e volta.

 

Regras

A equipe que tiver melhor campanha vai mandar o jogo de volta. Além desta regra, este time terá vantagem no desempate e avançará em caso de igualdade no placar agregado do confronto. Vale lembrar também que os clássicos entre Coelho, Galo e Raposa terão os mandos de campo invertidos na comparação com o torneio em 2023.

Após a primeira fase, os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência. Eles disputam novo sistema de mata-mata em semifinais e final, nas mesmas datas das fases seguintes do Campeonato Mineiro.

Um triangular com as três equipes de piores campanhas na fase de grupos será disputado para definir dois rebaixados para o Módulo II do Mineiro de 2025. Em 2023, Caldense e Democrata de Sete Lagoas caíram, enquanto Uberlândia e Itabirito conseguiram o acesso para a elite estadual.

O Campeonato Mineiro está previsto para começar no dia 24 de janeiro, com término em 6 de abril.

 

Confira como ficaram os grupos

 

Clubes participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro em 2024

    América

    Athletic

    Atlético

    Cruzeiro

    Democrata-GV

    Ipatinga

    Itabirito

    Patrocinense

    Pouso Alegre

    Tombense

    Uberlândia

    Villa Nova

 

Grupos do Módulo I do Campeonato Mineiro 2024

Grupo A

    Cruzeiro

    Tombense

    Ipatinga

    Itabirito

 

Grupo B

    Atlético

    Villa Nova

    Pouso Alegre

    Uberlândia

 

Grupo C

    América

    Athletic

    Democrata-GV

    Patrocinense

 

Por Jardel Gama