Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

FALTA DÁGUA EM CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA

Cerca de um milhão de famílias de oito cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão sem água. Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano são os mais afetados, cidades que ficam longe do sistema de abastecimento. Segundo a Copasa, o problema é gerado pelo aumento de consumo de água, durante o calor.

 

Porquê da justificativa

A empresa afirma que, apesar de o sistema de produção operar ao máximo e com os reservatórios que compõem o Paraopeba - responsável pelo abastecimento da Grande BH -, em mais de 70%, a elevação brusca do uso de água devido aos recordes de temperatura pode interromper o fornecimento de água.

 

Recordes de temperaturas

Nesta semana, Belo Horizonte teve três recordes consecutivos de maior temperatura registrada em um mês de novembro. O último foi na tarde desta terça-feira (14), quando os termômetros marcaram 37,9ºC. Também nos últimos dias, mais de 1.000 peixes mortos foram retirados da Lagoa da Pampulha. Segundo a prefeitura, a mortandade dos animais está relacionada ao calor extremo e baixa umidade. A previsão dos meteorologistas é a de que o "calorão" não deve dar "uma trégua", com possibilidade de novos recordes até a próxima semana.Segundo a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar seco e quente provoca a ocorrência de onda de calor, baixa umidade do ar e temperaturas superiores a 32ºC, principalmente no período da tarde.

 

Por Jardel Gama