Mais de 53 mil e 500 crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos já receberam as vacinas da Campanha de Multivacinação. As dezenas de milhares de doses foram aplicadas entre os dias 21 de outubro a 4 de novembro. Com o objetivo de garantir a atualização da caderneta de vacinação desse público, o município prorrogou a mobilização até a próxima sexta-feira (10).
Quase 20 vacinas para os menores
A Campanha de Multivacinação na capital mineira aplica18 imunizantes, a fim de inverter os baixos índices de imunização de algumas doenças. As vacinas são aplicadas nos 152 centros de saúde, distribuídos pelas nove regionais da cidade. São diversas vacinas, como rotavírus, meningocócica C, pneumocócica 10, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, pólio oral, febre amarela, hepatite A, DTP, meningocócica ACWY, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto, gripe e as doses do imunizante BCG, exclusivamente nos centros de saúde de referência.
Além destes imunizantesa, a dose monovalente da vacina contra a covid-19 é destinada ao público de 6 meses a 14 anos completos, e a dose bivalente é para os adolescentes entre 12 e 14 anos que tenham alguma comorbidade. O esquema vacinal desse imunizante em dia evita o agravamento dos casos, além da hospitalização e, até mesmo, o óbito.
Documentos
Para atualizar o cartão de vacinação, é fundamental que os responsáveis apresentem o documento para a devida conferência. Os endereços das unidades e os horários de funcionamento podem ser verificados NESTE LINK.
Dados da Secretaria de Saúde
“Mesmo com dados preliminares, já é possível observar um resultado positivo da Campanha de Multivacinação, com números que demonstram maior adesão da população. Por isso, a necessidade de prorrogar a campanha em mais uma semana. Essa será mais uma oportunidade para que pais, mães e responsáveis possam garantir a proteção das crianças e adolescentes, atualizandoa caderneta de vacinação desse público”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado, regularmente, alertas sobre os atuais percentuais de vacinação, que estão abaixo dos preconizados pelo Ministério da Saúde. Para reverter essa situação, têm sido adotadas diversas estratégias, como a disponibilização de pontos extras, vacinação em escolas municipais e também aos sábados e feriados.
Por Jardel Gama
Com informações do Portal PBH