O uso de máscaras volta a ser obrigatório em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, após os casos de Covid-19 dispararem no município. Segundo os dados da administração municipal, os casos confirmados na cidade tiveram um aumento de mais de 306%, passando de 30 entre os dias 1 e 15 de outubro para 122 de 16 a 27 de outubro. A medida já está valendo.
De acordo com a prefeitura, devem utilizar o equipamento de proteção funcionários e pacientes de unidades de saúde, pessoas sintomáticas ou potencialmente em contato com transmissores, pessoas com resfriado e gripe, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto e imunossuprimidos. Ainda é recomendado o uso para pessoas com comorbidades e residentes em instituições de longa permanência para idosos.
Sem reforço em 2024
O Ministério da Saúde confirmou que os adultos saudáveis, que estão com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, não precisam tomar o imunizante em 2024. Segundo os especialistas da Pasta, não há evidência científica que justifique a aplicação da vacina no ano que vem. Mas o Ministério admite que a orientação pode mudar, caso haja uma nova mutação do vírus. Nesta semana, a Pasta anunciou que a vacina contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos e para os grupos de risco, formados por pessoas que podem desenvolver a forma mais grave da doença. Para este público, o imunizante deve ser tomado anualmente, a partir de 2024.