Cidades das Regiões Central e Centro Oeste de Minas contabilizam nesta quarta-feira (1) os prejuízos, após temporal na noite dessa terça-feira (31). Bairros de Belo Horizonte, Contagem e Betim, na região metropolitana, foram intensamente atingidos. Na Capital, tem três regionais em risco geológico forte, Venda Nova, Noroeste e Oeste. Há riscos de deslizamentos, desabamentos e quedas de muros.
O alerta, publicado pela Defesa Civil na noite desta terça-feira (31) é válido até esta sexta-feira (3). Também por causa do temporal dessa terça-feira (31), a situação ficou pior nas cidades de Itaúna e Sete Lagoas, onde pessoas ficaram ilhadas e carros foram arrastados, por causa dos intensos alagamentos.
Confira todos os sinais de alerta:
-Os moradores devem ter atenção a sinais de saturação do solo, trincas nas paredes, rachaduras no solo, entre outros.
-Se observar alguns desses sinais, saia imediatamente do imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Sinais de deslizamentos:
-Trinca nas paredes.
-Água empoçando no quintal.
-Portas e janelas emperrando.
-Rachaduras no solo.
-Água minando da base do barranco.
-Inclinação de poste ou árvores.
-Muros e paredes estufados.
-Estalos.
Recomendações
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
-Coloque calha no telhado da sua casa.
-Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
-Não jogue lixo ou entulho na encosta
-Não despeje esgoto nos barrancos.
-Não faça queimadas.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.