A Prefeitura de Betim dá início, na próxima segunda-feira (16/10) ao Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (o LIRAa) do mês de outubro. O trabalho de pesquisa, que ocorre até o próximo dia 31, permite o conhecimento do cenário da infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Cerca de 8 mil imóveis de todos os bairros da cidade receberão a visita dos Agentes de Combate a Endemias. De acordo com o Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde, o LIRAa deve ser realizado três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. O método permite identificar de forma rápida, por meio de amostragem, o percentual de áreas das cidades com maior incidência de focos de larvas do mosquito e os tipos de criadouros predominantes direcionando as ações de controle e eliminação do Aedes aegypti. O levantamento realizado em janeiro deste ano mostrou que 96% dos focos do mosquito estão dentro das casas.
Para solicitar uma visita ou denunciar locais com foco do Aedes aegypti em Betim, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (31) 3594-5424 ou por mensagem via whatsapp para o número (31) 99928-2277. Os lotes vagos devem ser mantidos limpos, cercados, roçados e com calçada pelos proprietários. Em caso de irregularidades, denúncias podem ser feitas à Divisão de Fiscalização Ambiental pelo telefone (31) 3512-3163.
(Fonte: betim.mg.gov.br)