O Parque Ecológico da Pampulha vai recebe, nesta sexta-feira (6) um evento gratuito para os idosos. O encontro conta com música, dança e piquenique ao ar livre. A programação começa às 14h e está aberta à participação de instituições de repouso e demais visitantes. Para melhor acolhimento das Casas de Repouso, os interessados devem fazer inscrição prévia da instituição, pela internet.
Apresentações no Varandão do Parque Ecológico
A primeira apresentação será do grupo “Seresta Carlos Prates” e, logo na sequência, a dança folclórica e o grupo de teatro Sementes do Centro de Referência da Pessoa Idosa. Ao final, o público poderá participar de um piquenique, sendo cada instituição e visitante responsável por levar o próprio lanche. Para melhor acolhimento das Casas de Repouso, é necessário a inscrição prévia da instituição por aqui.
As atividades acontecem no Varandão, área coberta e plana, que conta com uma vista privilegiada para o espelho d’água do Parque. O trajeto até o local é composto de pista adaptada de caminhada, facilitando a acessibilidade de cadeirantes. O local tem banheiros adaptados e bebedouros públicos e pode ser acessado por meio dos gramados do Parque. A atividade faz parte da programação do Outubro Prateado – Mês de Valorização da Pessoa Idosa.
Interação, arte e lazer no parque
Esta é a quinta edição do encontro no Parque Ecológico da Pampulha, que tem crescido tanto no número de público quanto no de voluntários para as apresentações culturais. Os participantes são de diferentes áreas e alguns integram os grupos socioculturais do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI) e Subsecretaria de Direitos de Cidadania (SUDC), ambos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).
“Esse projeto começou com o objetivo de aproximar o Parque da comunidade do entorno. Como há várias casas de repouso nos bairros próximos, visitamos e conversamos com os responsáveis e identificamos a oportunidade de oferecer uma atividade mensal específica para os idosos, o que é possibilitado pela estrutura física acessível do Parque. Construímos a parceria com a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa, que tem o conhecimento e projetos específicos para esse grupo e temos tido um resultado muito bonito. É emocionante ver a alegria, a interação, o encantamento dos participantes com o espaço e as atividades propostas. A cada mês, temos mais entidades e pessoas participando, não só de residentes do entorno do Parque”, explica a gerente de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gisele Mafra.
A proposta é trazer para o local idosos residentes em Casas de Repouso e demais interessados para uma tarde de integração com a cultura, a arte e o lazer, tendo ao fundo as riquezas naturais do Parque. Os idosos que fazem parte dos grupos socioculturais poderão usufruir do Expresso Ambiental, oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para ir até o Parque.
Programação do dia 6 de outubro:
14h - Chegada e recepção dos visitantes;
14h30 - Apresentação do grupo "Seresta Carlos Prates"
15h - Apresentação de dança folclórica e teatro do Centro de Referência da Pessoa Idosa.
15h25 - Piquenique no varandão (cada visitante/Instituição deverá trazer seu lanche);
16h - Encerramento.
Portarias do parque em funcionamento:
Entrada de pedestres:
Portaria I (em frente ao Marco Zero)
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 6.061.
Entrada para veículos (previamente autorizados):
Portaria II (em frente à Toca da Raposa)
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111.