Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

CONTENÇÃO DURANTE AS CHUVAS

A bacia de contenção de enchentes na região da Avenida Teresa Cristina, ainda em obras, já mostrou eficiência nas chuvas mais recentes em Belo Horizonte. A afirmação é da Prefeitura da Capita, que assegura que parte do excesso do volume das águas que desceu pelo Córrego Ferrugem já foi direcionada para a estrutura. Nos primeiros dois dias de outubro choveu 27,8% do esperado para o todo o mês na Região Oeste. A bacia de detenção e as intervenções complementares fazem parte das obras de prevenção de enchentes na Avenida Teresa Cristina.

 

Confira o andamento das obras

A bacia de detenção e as intervenções complementares fazem parte das obras de prevenção de enchentes na Avenida Teresa Cristina, feitas por meio de um convênio firmado entre o município e o governo estadual. A Prefeitura da Capita prevê investidos R$66 milhões neste empreendimento.

A nova a bacia (B5) terá capacidade volumétrica para 270 milhões de litros d'água em uma área de 41.776 m², com a função de escoar gradativamente as águas das chuvas. O objetivo com a construção da bacia, juntamente com as obras no Córrego Ferrugem a serem realizadas pela prefeitura de Contagem, é conter as recorrentes enchentes que atingem os moradores e comerciantes da área da Avenida Teresa Cristina. A obra está sendo realizada na Vila Sport 2, entre a Avenida Amazonas, 9.400, e a linha férrea, Região Oeste da capital.

“É um projeto que vai contribuir muito para duas grandes cidades que são Contagem e Belo Horizonte. Atualmente estamos fazendo a escavação da bacia e ela já reteve águas nessas primeiras chuvas. E em dezembro ela vai entrar em operação quase com a sua capacidade máxima, retendo aproximadamente uns 250 milhões de litros de água de chuva, o que já um volume bastante considerável e que vai melhorar muito a condição de quem vive, transita ou trabalha na região da Tereza Cristina;” explica o secretário municipal de obras e infraestrutura, Leandro César Pereira. Após a construção da bacia, serão feitas as obras complementares com a urbanização, paisagismo e pista de caminhada. A conclusão final dos trabalhos está prevista para o segundo semestre de 2024. 

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal pbh.gov.br