Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

PREVENÇÃO TAMBÉM NO OUTUBRO ROSA

A campanha Outubro Rosa começa com intensificação de ações contra câncer de mama. O Instituto Mário Penna, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, oferece duas mil mamografias gratuitas para mulheres entre 50 e 69 anos, mês de conscientização contra a doença. Neste caso, as interessadas devem morar na Capital e não podem ter feito o exame nos dois últimos anos. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (31) 3349-1212 e, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 6 da tarde.

 

Campanha em Betim

Também neste OutubroRosa, as unidades de saúde de Betim fazem ações de consientização e prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. As 38 Unidades Básicas da Cidade cumprem, de 2 a 28 deste mês, várias atividades de promoção à saúde para as moradoras do município. Além de palestras e rodas de conversa, as mulheres vão poder fazer também o exame citopatológico e serem encaminhadas para realização de mamografia preventiva.

 

Programação

As UBSs vão fazer palestras, rodas de conversa e oficinas sobre prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, além dos temas autocuidado; alimentação saudável; infecções sexualmente transmissíveis; violência sexual; e atividades físicas. As mulheres poderão também fazer o exame citopatológico e serem encaminhadas para realização de mamografia preventiva. A programação completa pode ser acessada, clicando aqui neste link.

 

Estatísticas que chamam a atenção

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais frequente da doença em mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. Somente em 2023, o Inca aponta que 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença no Brasil. Em 2020, foram registradas 18.032 mortes causadas pela doença, sendo 17.825 mulheres e 207 homens, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer.

 

Indicação das mamografias

Segundo o Ministério da Saúde, as mamografias de rastreamento, ou seja, de prevenção, são indicadas para mulheres entre 50 a 69 anos. As mulheres com idade inferior que apresentam alterações das mamas também realizam a mamografia para diagnóstico. Em Betim, no ano de 2021, foram feitas 4.861 mamografias de rastreamento. Em 2022, foram 5.381 e, até o mês de julho de 2023, foram realizadas 2.681 mamografias de rastreamento no município.

 

Formas de prevenção

A principal forma de prevenção do câncer de mama é a redução dos fatores de risco. As mulheres devem manter uma vida saudável, com alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.

“A prevenção e a detecção precoce do câncer possibilita que o tratamento seja realizado nas fases iniciais da doença, sendo menos agressivo e com maiores chances de cura. Por isso, é importante que as mulheres cuidem da sua saúde, conheçam seu corpo e procurem as unidades de saúde para realizar os exames de prevenção. A vacinação contra o HPV também é um importante recurso para evitar o câncer do colo do útero”, orienta a referência técnica da Saúde da Mulher em Betim, Elis Regina Pinheiro.