Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

DOCUMENTO DO VEÍCULO EM DIA

Os motoristas de veículos com finais de placa 4, 5 e 6 já estão obrigados a portar o documento do veículo 2023. O porte do CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é obrigatório desde esse domingo (1). Condutores flagrados sem o documento atualizado, após o prazo estabelecido, são autuados por infração gravíssima, com registro de sete pontos na habilitação, remoção do veículo para um pátio credenciado e multa de R$293,47 centavos. A determinação consta no CTB, Código de Trânsito Brasileiro.

Quem ainda não está com o documento em mãos, é preciso se certificar se a situação está regularizada: o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório (anterior a 2021), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. Além destas exigências, o veículo não pode também ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento. 

 

Escala de pagamento

Os veículos com finais de placa 1, 2 e 3 tiveram prazo para licenciamento até o dia 31 de agosto. Já os automotores com finais de placa 7, 8, 9 e 0 têm até o dia 31 de outubro para renovar o documento.

 

Como acessar o CRLV

No site www.transito.mg.gov.br, o proprietário pode verificar se existem pendências e também imprimir o CRLV.  Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code. O serviço está disponível também no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Por Jardel Gama

Com informações da Agência Minas