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Madrugada Viva Liberdade

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SITUAÇÃO DE FALTA D’ÁGUA ATUALIZADA

A Copasa atualizou a situação da falta d’agua em vários bairros de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.   Segundo a Companhia de Abastecimento, em alguns locais o abastecimento foi normalizado e, em outros, segue comprometido, por causa de  de falta de energia elétrica. Um dos motivos é também o consumo excessivo de água relacionado à recente onda de calor, além de baixas pressões nas redes de distribuição de água. Onde ainda há desabastecimento, a Copasa afirma que há reforço por meio de caminhão-pipa, até que o restabelecimento completo.

 

Município de Sabará   - Situação do abastecimento de água

A Copasa informa que, devido à falta de energia elétrica por parte da concessionária responsável, o abastecimento de água nos bairros Santo Antônio e Santo Antônio das Roças Grande, em Sabará, foi interrompido, emergencialmente, na quarta-feira (27/09). A previsão é que o abastecimento de água seja normalizado, de forma gradativa, na manhã de sexta-feira (29/09).

 

Município de Sabará   - Situação do abastecimento de água

A Copasa informa que, em razão da falta de energia elétrica por parte da concessionária responsável, na última segunda-feira (25/09/2023), associado ao alto consumo de água nos últimos dias, alguns bairros Igarapé estão com o abastecimento de água comprometido nesta quarta-feira (27/09/2023). A previsão é de que o abastecimento seja normalizado na manhã de quinta-feira (28/09/2023).

Durante esse período, equipes operacionais da Copasa estão fazendo manobras para auxiliar a retomada do fornecimento de água em condições normais e reduzir o impacto para a população. Além disso, a Companhia disponibilizou caminhão-pipa para atendimento emergencial da região afetada.

 

REGIÃO AFETADA:

Pousada Del Rey, Vale do Amanhecer, Jardim Colonial, União, Cidade Clube Residência, Maracanã Industrial, Cidade Nova e a parte alta dos bairros Madre Liliane e Três Poderes.

 Município de Santa Luzia    -  Situação do abastecimento de água

A Copasa informa que, devido à falta de energia elétrica por parte da concessionária responsável, o abastecimento de água nos bairros Nova Conquista, Belo Vale, Cristina, Castanheira, e Nova Esperança, em Santa Luzia, foi interrompido, emergencialmente, na madrugada desta quinta-feira (28/09).

A previsão é que o abastecimento de água seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer da noite de hoje (28/09).

A Companhia destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos.

 

Município de Pedro Leopoldo - Situação do abastecimento de água

Em Pedro Leopoldo, a população relata que estava sem água há uma semana. Na cidade, a Copasa esclarece que o abastecimento foi normalizado e reforça que para "apuração de ocorrências pontuais, os clientes devem entrar em contato com a Companhia, por meio dos canais de relacionamento, informando o endereço completo, para que uma equipe seja enviada ao local para verificar a situação."

 

Município de Betim - Situação do abastecimento de água

No bairro Vila Cristina, em Betim, o abastecimento está normal nesta quinta-feira (28). O fornecimento de água para o bairro chegou a ser interrompido nessa quinta-feira (27) "para manutenção em um registro de rede no loca e a manutenção foi concluída no mesmo dia."

 

Igarapé

Com relação ao bairro São Francisco, em Igarapé, que relata falta de água há uma semana, a Copasa esclarece que o abastecimento está comprometido hoje (28) devido a uma "queda de energia elétrica, por parte da concessionária responsável." Por meio de nota, a companhia afirma que o fornecimento de energia já foi restabelecido e o abastecimento de água na região "está sendo normalizado de forma gradativa e que até a recuperação completa do sistema, o fornecimento está sendo reforçado com caminhões-pipa."

No bairro Vale da Preta, em Ribeirão das Neves, a Copasa identificou baixas pressões nas redes de distribuição de água na Alameda dos Topázios e que, por causa disso, "técnicos da empresa estão sendo enviados ao local para avaliar a situação e tomar as providências necessárias."

 

Vespasiano

Sobre o bairro Residencial Clube, em Vespasiano, a Copasa esclarece que devido ao "consumo excessivo de água relacionado à recente onda de calor", nessa quarta-feira (27) houve "intermitência no abastecimento das partes altas, principalmente nas horas de maior consumo." Por outro lado, a companhia reforça que o fornecimento de água "está sendo normalizado, de forma gradativa, e será reforçado por meio de caminhão-pipa, até que o restabelecimento completo."

 

Mateus Leme

Em relação ao bairro Vivendas do Vale, em Mateus Leme, o sistema de abastecimento está normal, conforme nota da companha que alerta, no entanto, que "nas regiões mais altas da cidade podem ocorrer situações pontuais de intermitência, principalmente nos horários de pico, em razão do alto consumo."

Capim Branco

Em Capim Branco, a Copasa esclarece que o abastecimento pode apresentar "intermitências pontuais" em decorrência do aumento do consumo nos horários de pico, "provocado pela elevação da temperatura e, nesses casos, o fornecimento de água está sendo reforçado com caminhões-pipa." Nesta quinta-feira (28) o abastecimento de água está normal.

 

Alerta de moderação no consumo de água

A Copasa faz um alerta à população e reforça a recomendação do uso consciente da água, atitude que é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorre períodos de calor intenso. A Companhia destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos.

Atitudes simples de economia fazem muita diferença, por exemplo:

•     Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;

•     Usar um balde e não a mangueira para lavar o carro;

•     Tomar banhos rápidos;

•     Molhar plantas com regador e não com a mangueira;

•     Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

•     Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;

•     Reutilizar a água da máquina de lavar.

A Companhia destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos.

 

Reclamações

A Copasa reforça que em situações pontuais, o cliente deve entrar em contato diretamente com a empresa, por meio de um dos canais de relacionamento, informando o endereço completo da ocorrência.

"Os canais de relacionamento com o cliente são: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. As ocorrências também podem ser registradas pela WebChat no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h."