Mais de 400 aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em setembro devem se recadastrar até esta sexta-feira (29), para evitar a perda do benefício. Dos 1.567 nascidos no mês, 403, ou seja 25,72%, ainda não fizeram o procedimento. Caso perca o prazo, o beneficiário terá o salário suspenso e só terá retomada do pagamento após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.
Para fazer o processo, o aposentado deve apresentar uma série de documentos (confira abaixo) no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.O recadastramento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.
Documentação Necessária
Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III – Certidão de casamento, se houver;
IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.
Atenção: Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Atenção: Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.
Acamados e outros casos excepcionais:
Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:
1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.
Cronograma
O recadastramento está sendo realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. A sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, assim, mais rapidez no atendimento. Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento. A Prefeitura possui 20 mil aposentados e pensionistas, que devem fazer o recadastramento todos os anos, sempre no mês do aniversário.
Perderam o prazo em 2023
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que 3 aniversariantes de janeiro (0,19% do total do mês); 7 de fevereiro (0,48%); 5 nascidos no mês de março (0,28%); 10 de abril (0,59%); 11 de maio (0,64%); 21 de junho (1,29%); 35 de julho (2,17%); e outros 139 de agosto (8,66%) não fizeram o recadastramento no prazo e estão com o salário bloqueados. Esses beneficiários poderão procurar qualquer agência do Bradesco para realizar o procedimento e regularizar sua situação de pagamento.
Por Jardel Gama