Os recursos financeiros para a primeira fase das obras do Anel Rodoviário de Belo Horizonte acabam de ser liberados. R$ 62 milhões estão assegurados para a construção de alças de acesso entre o Anel e a BR-040, no Califórnia, e para ligação com a Via Expressa.
A expectativa é a de que o edital de licitação seja publicado ainda neste ano e que as obras comecem no início de 2024. Um segundo convênio autoriza a Prefeitura de Belo Horizonte a fazer os projetos de construção ou alargamento de outros sete viadutos, além de alças viárias e passarelas. O investimento de recuso público total estimado é de R$ 1,5 bilhão.
Liberação para Prefeitura fazer as obras no Anel
Serão firmados dois convênios com o Dnit para viabilizar os projetos: o primeiro autoriza a PBH a fazer as obras no trecho com a BR-040 e Via Expressa, já que o Anel é uma rodovia federal. Instrumento semelhante foi adotado para a construção da área de escape, que já evitou 22 acidentes no primeiro ano de inauguração. O segundo convênio autorizará a Prefeitura de BH a fazer os projetos dos outros sete viadutos que serão construídos ou alargados. O documento é necessário para o repasse das verbas federais.
Obras
As intervenções envolvem oito pontos do Anel, com recursos federais. A Prefeitura fica responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras, que incluem a construção ou alargamento de viadutos já existentes, alças viárias e passarelas. O investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão, vindos do PAC 3. O objetivo com a restauração do Anel Rodoviário é compatibilizar a infraestrutura da rodovia às características atuais e projeções para o futuro, a fim de oferecer condições mais adequadas e seguras para a mobilidade.