Os restaurantes populares de Betim já passam pela instalação determinais de autoatendimento, os chamados totens, nas unidades do Centro e bairro Jardim Teresópolis. No novo sistema, que começa a funcionar na próxima sexta-feira (1), permite atendimento mais ágil, em horários alternativos e com novas formas de pagamento. As duas unidades disponibilizam cerca de 85 mil refeições mensalmente. Mesmo com os serviços readequados, os caixas convencionais seguem funcionando.
Quantidade de aparelhos
Na unidade do Centro serão disponibilizados dois totens de autoatendimento e na do Jardim Teresópolis um. Os novos dispositivos permitirão que os próprios consumidores façam seus pedidos e paguem com cartão de débito ou pix - atualmente o meio de pagamento aceito é apenas dinheiro e a compra da refeição é realizada por meio de caixas convencionais, que, apesar dos terminais, ainda continuarão operando. Assim que disponíveis, os totens passarão por testes para possíveis ajustes e aprimoramentos a fim de atender a população com agilidade e eficiência.
Pedidos fora do horário habitual
Outra novidade é o horário de venda das refeições. Quem passar pelos restaurantes a partir das 8h já poderá garantir seu ticket para, na hora do almoço ou do jantar, não precisar passar pelos terminais ou caixas convencionais. As vendas pelos dispositivos ocorrerão das 8h às 14h, com limite de compra de cinco tickets por pessoa. Antes de retirar as refeições, todos os tickets serão validados na entrada dos restaurantes. O horário de atendimento para consumir ou retirar as refeições não sofrerá alteração.
Valor do marmitex de almoço passa por reajuste
A opção da retirada de almoço nos restaurantes populares via marmitex terá, também a partir da próxima sexta (1º), valor reajustado para R$ 9. As refeições consumidas nas próprias unidades (bandejão) e o jantar continuam com os valores atuais de R$ 4,50 e R$ 3,50, respectivamente.
Justificativa da Prefeitura
A Prefeitura de Betim justifica o aumento dizendo que o valor do material do marmitex e os alimentos tiveram reajustes significativos, nos últimos anos. Também como justificativa, a administração afirma que fez um estudo de perfil dos consumidores que optam pela retirada e concluiu que grande parte é colaboradora de empresas que fornecem vale-refeição, por exemplo, ou que tem bom poder aquisitivo, o que acaba fugindo um pouco do perfil principal de nosso público-alvo.