Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

11:01 às 13:00

GREVE NAS ESCOLAS PARTICULARES

Professores da rede particular de ensino de Belo Horizonte prometem paralisar as atividades nesta quarta-feira (30). A categoria se reúne às 9h do mesmo dia, na Associação Médica de Minas Gerais, no Centro da Capital, para discutir os rumos do movimento. Segundo o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), há possibilidade a categoria decidir por uma e greve por tempo indeterminado.

 

Motivos do protesto

Os professores afirmam que os donos de escolas particulares tentam reduzir direitos da categoria. Já o sindicato que representa as escolas particulares de Minas Gerais defende as instituições, afirmando que que 90% das escolas associadas são micro e pequenas empresas com orçamento restrito, o que dificulta grandes mudanças sem afetar diretamente a saúde financeira das instituições.

Entre as mudanças sugeridas pelos patrões, estão a diminuição do adicional por tempo de serviço, a alteração da isonomia salarial, reajuste sem ganho real, pagamento de abono parcelado e alteração nos períodos de férias e recesso entre dezembro e janeiro. Ainda de acordo com do SinproMinas, a campanha de negociação começou em março e a categoria chegou ao limite na defesa dos direitos.