A partir de desta sexta-feira (25), clientes prejudicados pela decisão da 123 Milhas em cancelar viagens do pacote promocional podem buscar atendimento no posto itinerante da Defensoria Pública. O serviço por meio da unidade móvel começa a funcionar às 9h, na porta da sede da 123 Milhas na rua Paraíba, número 330, no Funcionários, na Região Centro Sul de Belo Horizonte. De acordo com o órgão, o atendimento é prioritário para consumidores com viagens agendadas para setembro e que se enquadrem nos critérios de clientes que não estão em condições de arcar com as taxas e custos exigidos para um processo judicial. Passageiros com viagens para outubro em diante são cadastrados para atendimento futuro. Para ser orientado é preciso levar cópia física ou digital do contrato, das mensagens recebidas da 123 Milhas quanto ao cancelamento dos serviços, documentos pessoais e comprovação de renda.
Atendimento presencial suspenso
Desde essa quinta-feira (24), o atendimento presencial de clientes na sede da 123Milhas está suspenso. A decisão da empresa ocorre dois após clientes conseguiram acordos diferenciados ao ir à sede da empresa. Clientes afetados pela suspensão de pacotes de viagens e emissão de passagens promocionais lotaram a sede em busca de solução.
Ação judicial da Defensoria
Nessa quarta-feira (23/8), a DPMG ajuizou uma ação civil pública contra a 123 Milhas Viagens e Turismo e sua sócia Novum Investimentos Participações S/A na 15ª Vara Cível da comarca de Belo Horizonte. A ação determina que os consumidores lesados pelo cancelamento abrupto de pacotes de viagens e passagens aéreas, da linha “Promo”, vendidos pela operadora, sejam indenizados por danos morais coletivos ou que a empresa restabeleça o devido fornecimento dos serviços conforme foram comercializados.
123milhas paga voucher parcelado
Em nota oficial, a 123milhas afirmou que a decisão de cancelamento da emissão das passagens “deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada”. A empresa explicou que os valores serão devolvidos em voucher, com correção monetária de 150% do CDI - acima da inflação e dos juros de mercado. Segundo a companhia, os pacotes da linha promo representam 7% dos embarques deste ano.
Serviço: Caso 123milhas - atendimento itinerante da Defensoria Pública
Data: 25/08/2023
Horário: 9h
Endereço: Rua Paraíba, n. 330, bairro Funcionários, em Belo Horizonte/MG (na porta do prédio sede da empresa)