A Justiça de Minas Gerais determinou, nesta terça-feira (22), que a 123 milhas emita as passagens de um dos clientes afetados pelo cancelamento dos pacotes promocionais da empresa, anunciado na última sexta-feira (18). O juiz responsável concedeu um prazo de cinco dias para que a empresa cumpra a decisão, sob pena de multa de R$ 10 mil e bloqueio de contas.
Cliente já havia pago viagem que aconteceria em um mês
O cliente beneficiado com a decisão judicial havia programado uma viagem para Roma, na Itália, no dia 25 de setembro. O passageiro comprou as passagens, no valor de R$4.160,10, com a 123 Milhas. Além da passagem, o cliente já havia pago R$ 5.832,64 pela hospedagem no AirBnb. Como o valor já foi debitado, ele ficará no prejuízo caso a 123 Milhas não cumpra o contrato. De acordo com balanço do Tribunal de Justiça, em apenas cinco dias, 186 ações judiciais foram ajuizadas contra a 123 Milhas, em Minas Gerais. Segundo a decisão judicial, faltando pouco mais de um mês para a viagem, o cliente descobriu que as passagens tinham sido canceladas pela empresa.
Cancelamentos de última hora
Na última sexta-feira (18), a empresa suspendeu pacotes e a emissão de passagens promocionais. A medida afeta viagens já contratadas da linha "Promo", de datas flexíveis, com embarques previstos a partir de setembro de 2023. A maioria dos processos tramita na comarca de Belo Horizonte, mas há ações também em Contagem, Nova Lima e Igarapé, na Grande Belo Horizonte, em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, e em Lavras e Varginha, no Sul de Minas. As denúncias incluem cancelamento de voo, práticas abusivas, irregularidade no atendimento e pedidos de indenização por dano moral.