Em apenas cinco dias, desde a última sexta-feira (18) até o início da tarde desta terça-feira (22), 186 ações judiciais foram ajuizadas contra a 123 Milhas em Minas Gerais, de acordo com balanço do Tribunal de Justiça (TJMG).
Na sexta-feira (18), a empresa suspendeu pacotes e a emissão de passagens promocionais. A medida afeta viagens já contratadas da linha "Promo", de datas flexíveis, com embarques previstos a partir de setembro de 2023.
A maioria dos processos tramita na comarca de Belo Horizonte, mas há ações também em cidades como Contagem, Nova Lima e Igarapé, na Grande BH, Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Lavras e Varginha, no Sul de Minas.
As denúncias incluem cancelamento de voo, práticas abusivas, irregularidade no atendimento e pedidos de indenização por dano moral.
Entenda
Após anunciar a suspensão dos pacotes e da emissão de passagens da linha promocional, a 123 Milhas afirmou que vai devolver os valores pagos pelos clientes por meio de vouchers, que podem ser trocados por passagens, hotéis e passagens da própria agência.
No entanto, segundo advogados, os consumidores têm direito a receber o dinheiro de volta, inclusive com correção de juros, ou exigir que a empresa cumpra o contrato.
Em posicionamento, a 123 Milhas afirmou que "a decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada".