Escolas municipais e EMEIs de Belo Horizonte amanheceram fechadas na manhã desta terça-feira (22). Professores da rede pública da capital fazem paralisação para participar de uma assembleia geral da categoria.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE) afirmou que mais de 40 escolas e EMEIs estão sem aulas.
Na assembleia, que está prevista para a tarde desta terça, os trabalhadores vão discutir a proposta de contratação de professores via Processo Seletivo Simplificado (PSS) — que não exige mais o concurso público para ser professor — e a campanha salarial 2024. A proposta do PSS foi feita pela Prefeitura de Belo Horizonte, mas o Sindicato rejeitou a ideia, e afirmou que a medida "precariza vínculos trabalhistas, reduz a pressão por novos concursos, pressiona os salários para baixo, aumenta a rotatividade nas escolas, fragiliza o vínculo com os estudantes e desincentiva a formação continuada".
Por nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que respeita a adesão dos professores à paralisação, e garantiu que haverá "reposição da carga horária para que nenhum aluno seja prejudicado".