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Manhã Legal

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ESPERANÇA

Oito novos viadutos estão previstos no plano de revitalização do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, anunciado nesta quinta-feira (18) pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD).  Outros cinco vão passar por obras de alargamento.

O investimento inicial, para a fase de projetos, é de R$ 35 milhões. Os com recursos virão do Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele foi anunciado na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja quais são as obras previstas:

•    Viaduto da BR-040 sobre o Anel Rodoviário (previsão de início em abril/24). Novas alças viárias e implantação de novo viaduto.
•    Viaduto sobre a Av. Amazonas (previsão de início das obras em setembro/24). Alargamento do viaduto existente, implantação de dois novos viadutos, alças e passarela.
•    Viaduto sobre a Av. Presidente Antônio Carlos (previsão de início das obras em setembro/24). Alargamento de viaduto existente, alças e passarela.
•    Pontilhão ferroviário bairro Betânia (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24). Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela.
•    Viaduto sobre a Av. Tereza Cristina (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24). Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela.
•    Viaduto da Praça São Vicente (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24). Implantação de quatro novos viadutos e alças viárias.
•    Viaduto sobre a Av. Pedro II (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24). Implantação de dois novos viadutos e alças viárias.
•    Viaduto sobre a Av. Cristiano Machado (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24). Alargamento de viaduto existente e implantação de novo viaduto.
•    Segundo o prefeito de Belo Horizonte, essas intervenções e melhorias no Anel Rodoviário não seriam possíveis sem os recursos do Governo Federal.

Sem prazos e desapropriações

Apesar do anúncio, não há um prazo para início e término dessas obras, devido a complexidade de cada uma. De acordo com a prefeitura, a obra completa pode chegar a custar mais de R$ 1 bilhão, e deve se estender até depois do mandato dele, que se encerra no final de 2024.