Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

VIRADA CULTURAL

Moradores de Belo Horizonte poderão no próximo final de semana Viver o Centro e redescobrir a Cidade. Com o tema "Virada Cultural de Todo Mundo", a 8ª edição da Virada Cultural será realizada nos dias 19 e 20 de agosto e se integra ao programa "Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras.

Programação

Durante 24 horas, o hipercentro de Belo Horizonte se tornará num caldeirão cultural com atividades para todas as idades. Com a “Virada Cultural de Todo Mundo”, a cidade pulsa com shows, exposições, saraus, cinema, brincadeiras, teatros, instalações e tantas outras manifestações. Com uma curadoria cuidadosa, que selecionou as atrações dessa grande festa, a Virada Cultural 2023 realizou também um chamamento público para selecionar propostas artísticas.  A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada.

Segurança

Para garantir a segurança de quem for ao evento, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) manterá um efetivo de 200 agentes atuando durante as 24 horas, utilizando 20 motocicletas, 18 viaturas, um microônibus e uma Unidade de Segurança Preventiva (USP).  As estações do MOVE serão percorridas durante as rondas preventivas, para que o embarque e desembarque do público ocorra com segurança e tranquilidade. Os 150 alunos do Curso de Formação, em fase final da preparação, também estarão nas ruas, sob a supervisão dos veteranos. Os guardas municipais irão priorizar as rondas preventivas a pé, circulando entre o público, com o objetivo de coibir a prática de furtos, de agressões e de ocorrências de importunação sexual. A cidade será monitorada também por meio das mais de 4 mil câmeras visualizadas pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).

Trânsito e transporte

Haverá o fechamento do hipercentro a partir das 14h de sábado (19), com reabertura a partir da madrugada de segunda-feira (21). O metrô irá funcionar, ininterruptamente, durante toda a noite e todo o dia, com intervalo entre os trens de 15 minutos. Em relação aos ônibus, haverá reforço nas estações e nas linhas da Regional Leste.

(Fonte: pbh.gov.br)