Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Show de Sucessos

12:01 às 14:00

MAIS ÔNIBUS FORA DE CIRCULAÇÃO

A fiscalização da Unidade Integrada de Trânsito de Belo Horizonte retirou 57 ônibus de circulação, em apenas 10 dias. No balanço divulgado nessa terça-feira, consta que os coletivos estavam com portas danificadas, setas com defeito, bancos quebrados e elevadores inoperantes. Além destas irregularidades, a quilometragem prevista não foi alcançada, com 74 autuações emitidas. Diante dos flagrantes, as empresas que operam o sistema na capital mineira deixaram de receber mais de 780 mil reais. Os dados levam em conta as ações fiscais feitas entre os dias 21 e 31 de julho.

 

Confira, abaixo, todos dos detalhes da operação:

Ao todo, 341 veículos foram vistoriados em 27 operações. A remuneração complementar só é repassada às concessionárias se a viagem for realizada de maneira completa, dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos na lei.

O cálculo da remuneração complementar é realizado a cada 10 dias. No sistema convencional de ônibus, houve uma produção quilométrica de 4 mil quilômetros. No entanto, o previsto era 4,2 mil km, ou seja, 94,3% das viagens foram realizadas de acordo com a especificação da Superintendência de Mobilidade do Município (SUMOB).

Já no transporte suplementar a produção quilométrica estimada era de 386 mil km, mas foram realizados 307 mil km, ou seja apenas 79,5% das viagens programadas. A remuneração do sistema suplementar era de R$ 620.095,92, mas foi pago R$ 458.624,84, o que corresponde a 73,96% da remuneração complementar.

 

Mais reclamações e melhorias

Entre 21 e 31 de julho, 1.047 reclamações sobre as más condições dos ônibus foram feitas pelos passageiros, via o canal de WhatsApp. Segundo a PBH, as queixas ajudam a orientar as equipes de fiscalização nas ruas. É importante que a mensagem do usuário, além da linha, informe o número que identifica o veículo, pois isso contribui com fiscalização. Os usuários podem utilizar também o PBH App ou o portal de serviços.

Em meio às irregularidades, ajustes foram feitos na operação de 13 linhas, seja no quadro de horários do dia útil ou do fim de semana. Já foram acrescentadas 318 novas viagens no sistema durante os dias úteis. Até o fim deste ano, 420 coletivos novos vão entrar no sistema possibilitando mais partidas nos quadros de horários e veículos com mais conforto.

 

Com informações do Portal Hoje em Dia