Aposentados e pensionistas endividados contam com atendimento prioritário, no Núcleo de Atendimento ao Consumidor, em Belo Horizonte. A ação diferenciada é para pessoas com dívidas de empréstimos consignados, pessoais e de cartão de crédito que comprometam mais de 60% do benefício. O atendimento prioritário acontece de forma presencial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Gonçalves Dias, 2.051, bairro Lourdes, na região Centro-Sul da capital. O agendamento é feito apenas por telefone: por meio dos números 3768-1712 e 3768-1713.
Durante o atendimento por telefone será feito o cadastro com auxílio de um funcionário do NIACon. Em seguida, o consumidor será informado quais os credores, valores e, por fim, quais os documentos devem ser apresentados no momento do atendimento presencial.
O consumidor deverá entregar no NIACon a documentação obrigatória, que será informada no cadastro via telefone, e indicar quais são os credores e os valores das dívidas. Durante o atendimento, o consumidor será auxiliado por um funcionário do NIAcon para o preenchimento de formulário específico com seus dados pessoais e socioeconômicos.
O Programa tem também atendimento psicológico dos consumidores e a realização de oficinas de educação financeira que trabalham a prevenção e o tratamento do superendividamento.
Documentos necessários
Para participar do Programa, é obrigatório que o consumidor apresente ao NIACon:
· Identidade e CPF
· Comprovante de residência
· Comprovantes de todas as despesas recorrentes (luz, água, gás, remédios, plano de saúde, telefone, internet, tv, aluguel, condomínio, entre outras)
· Comprovante de renda atualizado nos últimos 3 meses, incluindo quaisquer rendas complementares
· Hiscon, se aposentado ou pensionista do INSS
· Extratos bancários consolidados nos últimos 3 meses
· Extratos de cartão de crédito nos últimos 3 meses
· Declarações de IR, se não for isento, nos últimos 2 anos
· Certidão de imóvel, se possuir mais de 1 imóvel
· Documento do veículo, se possuir mais de 1 veículo
· Extrato SPC/SERASA, se for o caso