Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Clássicos da Liberdade

13:01 às 16:00

BALCÃO: 2.500 VAGAS EM CURSO

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu 2.500 mil vagas para cursos gratuitos em tecnologia como informática, web, robótica, telecomunicações e manutenção de computadores. Quem pode se inscrever são os jovens acima de 16 anos e adultos de todas as idades. Os cursos serão feitos a partir da primeira semana de agosto e as inscrições são feitas no site ead.pbh.gov.br, clicar em EAD Cidadão e, na sequência, em cursos abertos e escolher a qualificação desejada.

 

Áreas cursadas pelos candidatos

As vagas são para os cursos on-line de Introdução às Novas Tecnologias, Ferramentas para Home Office, Planilha Eletrônica, Criação de Sites, Programação Web - HTML e CSS, Programação Web - Introdução a Lógica de Programação e Javascript, Programação Web - Banco de Dados MySQL, Programação Web - Programando em PHP, Empreendedorismo Digital e Educação Ambiental. Além disso, a Prodabel está com vagas limitadas para turmas presenciais de Introdução à Robótica, Montagem e Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Telecomunicações e Rede de Computadores.

 

Curso da panificação, pizzaiolo e confeitaria

Também na Capital, a Prefeitura está com inscrições abertas para cursos gratuitos de auxiliar de panificação, pizzaiolo e tortas doces. Os interessados podem se candidatar até este domingo (30), por meio de formulário disponível no site pbh.gov.br. Moradores da Região da Lagoinha terão prioridade nas vagas de ampla concorrência. Nesta etapa, serão 105 oportunidades, sendo 30 destinadas à ampla concorrência e 75 para públicos prioritários.

O objetivo com a oferta de cursos de qualificação focados na gastronomia é contribuir com a empregabilidade e gerar inserção no mercado de trabalho, por meio do incentivo ao empreendedorismo no setor produtivo gastronômico da cidade.

 

As vagas prioritárias serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, compreendendo que a empregabilidade e a geração de renda são fatores para superação desse contexto. Para tanto, o Programa estabelece parceria com diversos setores das políticas públicas municipais. Compõem o grupo prioritário pessoas residentes do território da Lagoinha, encaminhadas pelos CRAS, pessoas LGBT+, mulheres em situação de violência doméstica, pessoas em situação de rua, estudantes matriculados/as no EJA, beneficiários das feiras e eventos da cidade, entre outros.

 

Panificação e Confeitaria

Cada um dos cursos disponíveis nesta etapa possui carga horária específica e não é necessária experiência anterior para participar dos processos formativos. O curso de Auxiliar de Panificação é o mais longo, com carga horária de 72h (18 dias). Já o curso de Pizzaiolo, tem carga horária total de 52h (13 dias) e o de formação em Tortas Doces conta com 28h de aulas (7 dias).

 

Novas vagas em concursos federais

O Governo Federal autorizou 230 novas vagas em concursos. São 100 portas abertas para trabalhar com analista, através do Ministério do Planejamento e Orçamento, com salário de até 20 mil reais, mais 50 vagas para trabalhar na Anatel e 80 oportunidades, para atuar no Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

 

Confira os detalhes:

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta quarta-feira (26) portaria que autoriza a realização de concurso público para preencher 100 vagas de analista no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O edital com todas as informações sobre o processo deve ser publicado em até seis meses.

As vagas disponibilizadas são de nível superior para analista de planejamento e orçamento. As áreas de atuação não foram especificadas. O último concurso público foi realizado em 2015. Durante o governo anterior o ministério foi extinto e voltou a ser instituído somente em janeiro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O órgão é responsável por planejar e elaborar políticas públicas para o desenvolvimento do país, além de acompanhar o plano plurianual de investimentos, os orçamentos anuais e avaliar os financiamentos externos.

A portaria também estabelece que o prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso público é de dois meses. O MPO é responsável por estabelecer as normas, observar as políticas de reserva de vagas para o planejamento e execução do processo de seleção.

A remuneração inicial para o cargo de analista de planejamento e orçamento, atualmente, é de R$ 20.924,80.

 

Anatel

Outra portaria publicada no DOU, autoriza a realização de concurso público para ocupar 50 cargos de nível superior, para especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os prazos para publicação do edital e realização da prova são os mesmos estabelecidos para o concurso do MPO.

Os cargos fazem parte do total das 3.026 vagas autorizadas pelo governo federal, em 18 de junho.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também foi autorizado por portaria a iniciar o processo de seleção para o preenchimento de 80 vagas. O concurso público será para nível médio, para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa.