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Manhã Legal

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MAIS PRESENTE PARA OS PAPAIS

Oito em cada dez consumidores de Belo Horizonte vão presentear no Dia dos Pais, em 13 de agosto. A constatação é de pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL-BH). Roupas e calçados encabeçam a lista de presentes mais queridos. O levantamento ouviu 200 pessoas entre os dias 14 e 26 de junho, e apurou que o valor médio investido será de 123 reais. A maioria deve comprar em lojas físicas. Confira, abaixo, detalhes da pesquisa.

Em perguntas de múltipla escolha, 89,1% dos consumidores pretendem homenagear os pais com um presente especial no dia 13 de agosto. Esse índice de intenção de compra representa um crescimento de 25,1 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2022, quando foi registrada uma intenção positiva de 64% dos entrevistados. O presente de filhos para pais lidera as homenagens (76,5%). Mas também serão presenteados maridos e/ou pai dos filhos (13,4%), irmãos (6,7%), padrinhos e/ou tios (3,4%).

Os consumidores pretendem comprar um presente e investir, em média, R$ 123,30. Comparado ao mesmo período do ano passado, esse valor sofreu uma redução de 1,4%, considerando que o tíquete médio foi de R$125.

 

Presentes mais procurados

De acordo com os consumidores ouvidos pela pesquisa, os presentes que devem liderar a lista são:

    Roupas: 58,1%

    Calçados: 27,9%

    Cosméticos: 18,4%

    Bebidas: 11,7%

    Acessórios (relógios, óculos de sol, entre outros): 11,2%

    Malas ou mochilas: 3,9%

    Guloseimas: 2,8%

    Aparelhos eletrônicos: 2,8%

 

Na comparação dos quatro presentes mais procurados deste ano com o anterior, a variação foi a seguinte:

    Roupas: 2023 - 58,1% | 2022 - 38%

    Calçados: 2023 - 27,9% | 2022 - 18,4%

    Cosméticos: 2023 - 18,4% | 2022 - 6,1%

    Bebidas: 2023 - 11,7% | 2022 - 6,1%

 

O tíquete médio dos quatro itens de maior saída é de R$104,36 para roupas; de R$ 128,50 para calçados; R$ 150,75 para cosméticos e de R$ 120,23 para bebidas.

A pesquisa argumentou quais são os fatores que influenciam a escolha do presente. Os motivos citados pelos entrevistados foram: desejo da pessoa a ser presenteada (31,3%), necessidade do presenteado (30,7%), desconto e/ou preço dos produtos (17,3%), qualidade do produto (15,6%), facilidade de troca após a compra (3,9%), sustentabilidade do produto (0,6%) e recomendações de amigos (0,6%).

 

Formas de pagamento mais escolhidas

Segundo a pesquisa da CDL-BH, a maioria dos consumidores (78,8%) irá optar pelo pagamento à vista, um crescimento de 7,9% em comparação à data do último ano, que registrou 73%. Dentro da modalidade à vista, foram citadas as seguintes formas: cartão de débito (27,4%), parcela única no cartão de  crédito (22,3%), PIX (16,8%) e dinheiro (11,7%). O pagamento parcelado deverá ser a escolha de 21,2%, dividindo-se em parcelamento no cartão de crédito (20,1%) e crediário (1,1%), com uma média de três parcelas.

 

Números sobre onde comprar o presente do dia dos pais

Ao serem questionados sobre onde pretendem realizar as compras, 70,4% dos entrevistados afirmam que irão às lojas físicas. Foram mencionados os seguintes tipos de estabelecimentos: lojas de rua (38%), shopping center (28,5%), internet (24%) e pequenos autônomos (3,9%).

Em relação à preferência pelo comércio de rua (30%), o índice é 41,6% maior que o do ano passado, quando 22% dos consumidores disseram que iriam comprar nos estabelecimentos físicos.

 

Influência para escolher onde comprar

Segundo os participantes da pesquisa, os sete fatores levados em consideração para escolher o local de compra são:

    Preço dos produtos: 26,3%

    Qualidade dos produtos: 15,6%

    Educação e cortesia dos funcionários: 10,6%

    Agilidade no atendimento: 10,1%

    Credibilidade da loja: 8,4%

    Confiabilidade do site: 5,6%

    Conforto: 5%

    Cupom de desconto: 4,5%

 

Na hora de fechar o negócio, 52,7% dos consumidores afirmam que pesquisam os preços e compram em lojas físicas; 25,9% analisam os valores e compram online; 16,9% pesquisam em lojas virtuais e compram nas físicas e 4,5% avalia o produto em loja física e finaliza a compra no e-commerce.

 

Com informações do Portal Hojeemdia