Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Programação corrida

00:01 às 05:00

GOLPE DO DESENROLA

O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil já virou alvo de tentativas de golpes. Na Internet, criminosos distribuem links falsos no WhatsApp e nas redes sociais, como isca que levam a sites fraudulentos.

Um desses links simula um chatbot de autoatendimento que faz perguntas e as responde com promessas enganosas sobre o programa de renegociação de dívidas, por exemplo, descontos de 99%. Além deste, outro link vende um material chamado "Guia do nome limpo" por R$ 27, que aceita pagamento via Pix ou cartão de crédito.

 

Alerta das autoridades

As autoridades alertam para que os endividados não façam pix, nem utilizem cartão de credito para fazer qualquer pagamento sem comprovação. Para evitar dor de cabeça, os endividados devem fazer as renegociações do Desenrola Brasil somente através da plataforma gov.br.

 

Como se proteger?

 

Para evitar fraudes, a empresa de cibersegurança recomenda:

   - Desconfiar de promessas exageradas;

   - Verificar o endereço do site, que pode conter erros gramaticais e trocas de letras por números;

   - Ter um antivírus instalado no aparelho, o software tem uma lista de sites suspeitos, que pode impedir o golpe.

 

O Ministério da Fazenda, que foi procurado pela Folha de S. Paulo, informou que divulga orientações sobre o programa nas redes sociais. De acordo com a pasta, as pessoas devem denunciar as fraudes às instituições representativas do setor bancário: Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira dos Bancos Comerciais (ABBC) e a Zetta.

 

Com informações dos Portais OTempo e Contábeis