Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Cabloco

05:01 às 07:00

ADESIVO PODE SUBSTITUIR SERINGAS

UFMG testa um adesivo capaz de substituir a agulha na aplicação de vacinas. Segundo os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, o dispositivo de pele tem potencial de substituir seringas, pois utiliza microagulhas para transferir a substância imunizante sem provocar dor. O objetivo é facilitar a imunização de crianças e de pessoas que tenham medo de agulhas e injeções.

Desenvolvido em conjunto com outras instituições, a pesquisa ainda vai passar pela etapa de ensaios pré-clínicos, in vitro e in vivo para avaliar a eficácia e se existem efeitos adversos, como irritação ou inflamação. O estudo conta com a participação de pesquisadores do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, sob coordenação do professor Guilherme Mattos Jardim Costa, do Departamento de Morfologia.

Os testes devem continuar pelo menos até 2025. As microagulhas são desenvolvidas pela startup Microneeds com uma rede de cientistas parceiros das universidades Federal do ABC (UFABC), Federal do Espírito Santo e Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/USP) .