Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

META LANÇA APLICATIVO THREADS

A Meta lançou oficialmente a plataforma Threads, semelhante ao Twitter. Apesar de a nova ferramenta ser lançada como um aplicativo independente, capturas de tela publicadas na App Store, da Apple, mostram que os usuários podem fazer login usando as credenciais de acesso ao Instagram e seguir as mesmas contas. Com essa interação, o Threads chega como uma adição fácil aos hábitos existentes dos mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais do Instagram.

 

Lançamento

O anúncio foi feito nessa quarta-feira (5) pelo CEO e co-fundador da Meta, Mark Zuckerberg, que apresentou o Threads como o aplicativo de conversação baseado em texto do Instagram.

A ideia de Zuck é capturar a onda de usuários que deixaram o Twitter em meio às mudanças implementadas por Musk na plataforma do passarinho azul — a mais recente delas restringe o número de mensagens que um usuário pode ver.

 

App Threads já disponível

O app de Zuckerberg já está disponível para download gratuito na Apple App Store e na loja on-line Google Play em mais de 100 países.

Visualmente, o Threads é bem parecido com o Twitter. Nele, os usuários podem postar mensagens curtas que outros podem curtir, compartilhar e comentar.

As pessoas poderão seguir as mesmas contas do Threads que seguem no Instagram e responder a outras postagens públicas de maneira semelhante à forma como as pessoas usam o Twitter.

 

Número de caracteres e postagem de mídias

As pessoas poderão publicar postagens no novo app com até 500 caracteres e, embora o aplicativo seja voltado para texto, as pessoas também poderão compartilhar links, fotos e vídeos que podem durar até cinco minutos.

Segundo a Meta, os usuários do Instagram também poderão compartilhar suas postagens do Threads por meio do recurso de história do aplicativo, além de qualquer outra plataforma que você escolher.

 

Funções do Threads e como a plataforma funciona

O aplicativo se parece muito com o Twitter, tanto nas funções disponíveis – com botões para compartilhar, comentar, repostar e curtir conteúdos – como na interface.

Na nova plataforma, as postagens são chamadas de “threads” e podem ter apenas texto ou também vídeos e fotos.

A página inicial do perfil pessoal, por exemplo, conta com duas colunas: “threads” e “respostas”. O usuário pode também escolher quem poderá responder aos posts publicados.

Diferentemente do Twitter, que faz uma divisão, trazendo as colunas “Para você”, que apresenta posts recomendados de acordo com o perfil e as interações de cada usuário, e a aba “Seguindo”, com publicações de perfis seguidos pelo usuário, o Threads tem um único feed, mas é possível escolher quais perfis aparecem primeiro.

Como o novo aplicativo da Meta está ligado ao Instagram, o usuário pode acessá-lo com o login e senha da rede existente, assim como sincronizar os contatos entre as duas plataformas.

 

Como baixar o Threads?

O Threads é compatível com dispositivos com sistema iOS e Android. Para baixar o aplicativo, basta acessar a App Store (para dispositivos iOS) ou a Play Store (para sistema Android) e seguir esses passos:

 

    digitar “Threads” no campo de busca;

    clicar no ícone do aplicativo (semelhante a um “@”) na lista de sugeridos;

    clicar em “Instalar” ou “Obter” e aguardar a instalação do app no dispositivo.

 

As mudanças de Musk no Twitter

Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões em outubro do ano passado, mas o valor da plataforma despencou desde então, depois do êxodo de anunciantes em meio a cortes de boa parte dos funcionários e controvérsias sobre moderação de conteúdo.

Matt Navarra, consultor de mídia social que trabalhou com Meta, Google e Pinterest, disse à Reuters que o momento é oportuno para a Meta dar esse “golpe” no Twitter, já que meses de decisões caóticas de Musk perturbaram a rede social.

O aplicativo também se beneficia do fracasso de outros possíveis concorrentes do Twitter. Embora várias plataformas novas e crescentes, como Mastodon, Post e T2, tenham tentado atrair os usuários do Twitter, todos permaneceram relativamente pequenos até agora.

O Bluesky, um novo aplicativo apoiado pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou sua versão beta apenas para convidados em fevereiro e, imediatamente, os usuários do Twitter começaram a pedir por códigos de acesso. O site diz que tem 50 mil usuários atualmente.