Boa notícia para os usuários do metrô de Belo Horizonte. Três meses após a assinatura do contrato de concessão do serviço, o tempo médio das viagens entre a estação Eldorado, em Contagem, e a estação Central, em Belo Horizonte, foi reduzido de 25 minutos e 42 segundos (registrado em março) para 18 minutos e 54 segundos (em junho).
No sentido contrário, entre a estação Vilarinho e a estação Central, também houve redução, passando de 25 minutos e 42 segundos em março, para 25 minutos e 30 segundos em junho.
A redução foi possível a partir da utilização de estratégias operacionais inteligentes na circulação de trens implementadas pela concessionária Metrô BH.
A expectativa da empresa é que o tempo seja reduzido ainda mais nos próximos meses, proporcionado o deslocamento cada vez mais rápido e eficiente para os usuários.
O metrô da Região Metropolitana de BH foi concedido à iniciativa privada em 22 de dezembro do ano passado, em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo. O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa.
A concessionária Metrô BH será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. A expectativa é que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.