A Polícia Civil de Minas Gerais e a Federação Brasileira de Bancos (a Febraban) estão divulgando uma série de orientações para que a população não caia no "golpe do aniversário". Essa forma de estelionato vem crescendo em Minas e usa chocolates e flores como "isca" para as vítimas. Há casos de mais de R$20 mil em prejuízos.
O "alvo" é procurado por telefone, em chamada ou por mensagem, no dia do aniversário. A pessoa se identifica como funcionário de uma loja de chocolates, floricultura ou de departamentos e diz ter um presente para ser entregue por motoboy. O entregador passa o cartão da vítima na máquina várias vezes para pagar a taxa do delivery e usa os dados do banco para compras online, em valores exorbitantes.
Orientações da Polícia Civil para não ser enganado
- sempre que receber um telefonema sobre presentes, confira nos canais oficiais da empresa se há algo sendo mesmo enviado;
- verifique se existe alguma taxa, porque normalmente não são cobradas tarifas de frete de presentes;
- caso receba o presente, não pague a taxa no cartão;
- caso opte pelo pagamento no cartão, ou qualquer vez que for utilizar um cartão em uma máquina, olhe o visor, não entregue o cartão na mão do operador, fique com a máquina em mãos, verifique o valor que está sendo cobrado e faça a operação apenas uma vez;
- não repita a operação apenas porque o operador pediu;
- caso tenha sido vítima de um golpe desses, avise imediatamente o banco, comunique o gerente para bloqueio da transação e procure a delegacia mais próxima de casa.
Dicas da Febraban
- nunca aceite presentes e brindes inesperados sem saber quem realmente mandou. Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet.
- Ao comprar algo em qualquer lugar, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo.
- Ao digitar sua senha na máquina, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor. Não aceite realizar pagamentos se o visor estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando.
- Jamais aceite tirar selfies para receber brindes ou em qualquer outro pedido de desconhecidos.