Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Clássicos da Liberdade

13:01 às 16:00

CEROL MATA

Com a aproximação do mês de julho, das férias escolares e do período de ventos mais intensos, as pipas devem ganhar o céu de Belo Horizonte. O problema é que essa brincadeira pode esconder um elemento perigoso: a linha com cerol. Pensando nisso, a Prefeitura de Belo Horizonte vai promover uma série de ações de conscientização, incluindo a distribuição de antenas de proteção para motoqueiros. Também estão previstas ao longo desta semana palestras educativas em escolas da rede municipal e blitze preventivas em áreas de grande circulação de veículos.

O uso de linhas cortantes é proibido na Capital, ficando o responsável sujeito ao pagamento de multa que pode chegar a R$1.500. Nos casos em que o material causar ferimentos ou morte, o infrator poderá ser punido criminalmente.

A Guarda Civil Municipal atua em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais e a Subsecretaria de Fiscalização para identificar e fechar estabelecimentos que comercializam linhas cortantes. Além disso, os órgãos trabalham no monitoramento de redes sociais e perfis que divulgam linhas cortantes na internet e em redes sociais. Caso algum cidadão identifique a venda de linha chilena, é possível fazer a denúncia pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar), bem como pelo Disque-Denúncia 181.