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Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

DIA DOS NAMORADOS MOVIMENTADO

Lojistas de Belo Horizonte esperam Dia dos Namorados com vendas melhores que o anterior. Otimistas, os comerciantes da Capital apostam em roupas e calçados como líderes de vendas no período que antecede a data, comemorada em 12 de junho. Pesquisa feita Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte com 305 varejistas aponta que 60,3% dos empresários esperam movimentação melhor para 2023 do que no ano passado, enquanto que apenas 21% acham que tudo vai ficar igual nos dois anos. Outros 18,7% dos comerciantes ouvidos acreditam que este ano será pior em comparação a 2022.

 

Presentes mais procurados

Questionados sobre quais produtos devem liderar as vendas ligadas à data neste ano, 37% dos comerciantes indicaram roupas como a principal escolha de presente, seguida por calçados (19%), flores (8,9%), bolsas e mochilas (8,5%). Em seguida, estão empatados na pesquisa acessórios, chocolates e artigos de decoração, todos com 8,2%. Produtos personalizados (7,9%), joias ou bijuterias (5,6%) e produtos de beleza (5,2%) completam a relação de itens indicados pelos entrevistados.

 

Mimos mais valorizados em destaque

Em média, os lojistas esperam que cada cliente gaste R$ 181,66 por presente, previsão 0,9% maior que os R$ 180 aferidos no ano passado. O valor é considerável para um único presente, mas 79,7% dos comerciantes ouvidos na pesquisa acreditam que os clientes vão mesmo se limitar a apenas uma compra neste Dia dos Namorados.

 

Compras parceladas

Os varejistas de Belo Horizonte acreditam que vão receber dos casais principalmente no cartão de crédito parcelado (48,5%), seguida por compras à vista no crédito (35,4%), Pix (11,1%) e cartão de débito (3,9%).

 

Vendas pelas redes sociais

Com incentivo para melhorar vendas, 82,3% dos donos de lojas entrevistados adiantaram à pesquisa que vão investir no Instagram, enquanto outros 72,8% também contam com o WhatsApp. Estas redes são seguidas na preferência dos lojistas pelo Facebook (16,7%), Tik Tok (1%) e pelo tráfego pago (0,3%). Outras estratégias citadas pelos comerciantes para o Dia dos Namorados incluem decoração da vitrine (31,1%), site da empresa (29,2%), boca a boca (13,1%) e carro de som (1%).