A Agência Nacional de Energia confirmou que a bandeira tarifária para o mês de junho vai ser verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Aneel, as condições favoráveis de geração de energia ajudam na manutenção da bandeira para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro. Com essa decisão, os consumidores não estão pagando adicional pelo custo da energia elétrica desde abril de 2022.
Aneel garante a bandeira
A Agência Nacional de Energia afirma que atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui disponíveis, considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023.
A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.
Cenário favorável
A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.
O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.