Três ônibus foram autuados nessa quinta-feira (25/05) por irregularidades e removidos para o pátio do Detran/MG, após uma operação conjunta da BHTrans e da Guarda Municipal nas proximidades da Estação São Gabriel e no bairro São Geraldo, para fiscalização de veículos do transporte coletivo municipal. Os ônibus das linhas 85 e 92*14 foram enquadrados por má conservação e um da linha 92*11 estava com problemas na documentação. Todos os veículos pertencem ao Consórcio BH Leste. No último dia 19, foram recolhidas licenças operacionais de 15 ônibus da empresa Transoeste, uma das responsáveis pelas linhas de coletivo da região do Barreiro.
A Prefeitura tem intensificado a fiscalização de itens de segurança e de licenciamento dos veículos do transporte coletivo municipal. As ações têm ocorrido nas garagens das concessionárias do sistema e no entorno das estações do MOVE e BHBUS. Os veículos que não estão em condições adequadas de operação têm as autorizações de tráfego recolhidas, são autuados e, em alguns casos, removidos para o pátio do Detran. Para voltar a operar no sistema coletivo da capital, os coletivos devem passar por nova vistoria técnica para verificar se as questões foram regularizadas.
A cada 20 minutos, a prefeitura de Belo Horizonte recebe pelo menos uma notificação sobre irregularidades no transporte coletivo por ônibus da capital. Entre julho de 2022 e abril deste ano, foram 32.846 denúncias registradas junto a Superintendência de Mobilidade Urbana do município. A média é de 117 reclamações por dia.
Como denunciar?
- Aplicativo gratuito PBH APP
É possível registrar reclamação e realizar a avaliação com vários critérios.
- Portal de Serviços da PBH
É possível registrar reclamação por meio do serviço Reclamação de ônibus (transporte coletivo)
As denúncias podem ser enviadas pelo número (31) 98472-5715
As reclamações podem ser enviadas para o endereço subsidio@pbh.gov.br