Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

TARIFA SOCIAL

A Cemig – Companhia energética de Minas Gerais, quer incluir quase 1 milhão de pessoas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Segundo a companhia, esses clientes estão aptos a se cadastrar na iniciativa, mas ainda não têm o benefício. Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros estão entre as cidades mineiras com maior número de famílias aptas, mas que ainda não recebem o benefício. O programa garante que os clientes tenham até 65% de desconto na conta de luz. Atualmente, 1,4 milhão de famílias são beneficiadas pela iniciativa em todo o Estado.

A Tarifa Social é destinada às famílias cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal, além de Comunidades indígenas e quilombolas. Desde janeiro de 2022, os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) que têm direito ao benefício da TSEE, quando identificadas pela distribuidora, são automaticamente cadastradas, sem a necessidade de solicitação pelo cliente.

No entanto, para que essa inclusão automática aconteça, o cliente precisa manter o cadastro atualizado na base do Governo Federal. Vale lembrar que cada família pode receber o desconto da Tarifa Social em apenas uma unidade consumidora e não é necessário ser o titular da fatura de energia.

Para conferir se já está cadastrado, basta verificar na última conta de luz o campo 'subclasse'. Se neste campo estiver escrito 'residencial baixa renda', aquela unidade consumidora já está cadastrada e recebendo o benefício